Voltar

Bragança, um município preparado para o futuro

Dos transportes sustentáveis à Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas, este município está na linha da frente no que diz respeito ao ambiente.

1. Que passos têm sido dados no campo da mobilidade sustentável?

Não é em vão que Bragança é uma referência no que toca às preocupações e boas práticas ambientais, com vista a incentivar a descarbonização e os modos de mobilidade suave. Entre as várias medidas destaco: a aposta na mobilidade elétrica, com a integração de autocarros e veículos elétricos na frota municipal, que representam uma redução significativa na emissão de dióxido de carbono; o fomento do turismo sustentável, através de novas tecnologias no centro histórico da cidade e nos principais pontos de turismo de natureza, disponibilizando bicicletas e viaturas elétricas para os turistas; a criação de passadeiras inteligentes e interfaces multimodais; o serviço de bicicletas elétricas de uso partilhado; e o aumento da extensão das ciclovias do concelho (que contam, à data, com 22 quilómetros).

2. Como se está a efetivar a transição energética?

Temos abordado esta questão da transição energética com especial atenção e com um investimento significativo. A título de exemplo, 50% das linhas urbanas do Serviço de Transportes Urbanos são, hoje, garantidas com a utilização de autocarros elétricos, incorporados no Plano de Mobilidade Sustentável do Município, o que se traduz numa poupança de 27.550 euros em combustível fóssil e na redução da emissão de dióxido de carbono em 58 toneladas, por ano. O uso destes meios de transporte públicos elétricos, a implementação de um sistema de bicicletas elétricas de caráter coletivo, a instalação de novos pontos de conexão, equipados com painéis digitais alimentados por energia solar, a extensão da rede de ciclovias e o incentivo à mobilidade sustentável contribuem, na sua medida, para a efetivação desta transição.

3. Como está a ser preparada a resposta local a fenómenos climatéricos extremos?

As repercussões das alterações climáticas são cada vez mais uma preocupação. Implementámos, por isso, uma Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas, no âmbito da qual temos adotado medidas como: a gestão do ordenamento florestal; a operacionalização do Plano Municipal de Defesa Contra Incêndios; ações de sensibilização; a previsão e pronta resposta a eventos climáticos adversos, como a neve e o gelo; entre várias outras medidas. De realçar também que para fazer face a situações de necessidade de água (seja por motivos de seca extrema ou incêndios florestais), investimos na construção e recuperação de diversas charcas no meio rural, acrescentando uma capacidade de mais de 6.200.000 litros de água disponível e que outrora era inexistente.

Que dica verde deixa às populações?

A poupança no consumo de energia no dia a dia é muito importante, tal como o uso eficiente da água e o incentivo à preservação ambiental. Pequenas atitudes fazem uma grande diferença.

Hernâni Dias, Presidente da Câmara Municipal de Bragança

Hernâni Dias

Presidente da Câmara Municipal de Bragança

Vereadores:

  • Paulo Jorge Almendra Xavier | PSD
  • Fernanda Maria Fernandes Morais Vaz Silva | PSD
  • Miguel José Abrunhosa Martins | PSD
  • Olga Marília Fernandes Pais | PSD
  • João Augusto Cides Pinheiro | PS
  • Carla dos Santos | PS