Voltar

A concretização da Estratégia Local de Habitação vai garantir uma resposta às famílias mais vulneráveis

1. Quais são as preocupações climáticas prioritárias para o seu município?

O Município do Entroncamento tem vindo a promover políticas de desenvolvimento assentes numa lógica de sustentabilidade na perspetiva da neutralidade carbónica. Na área da mobilidade urbana destaco o aumento da rede de ciclovias da cidade e os transportes urbanos gratuitos para crianças e jovens até aos 30 anos.
Na área da eficiência energética, destaco o parque de cerca de 1200 painéis fotovoltaicos instalados nos edifícios municipais e a substituição da iluminação pública e da iluminação dos edifícios públicos por tecnologia LED.
Outro importante projeto em curso, é a diminuição de perdas de água no sistema distribuidor do concelho, sendo que os investimentos na melhoria e renovação do sistema de saneamento e de abastecimento de água e do recurso a furos próprios para a rega de várias áreas verdes, permitiu reduzir a água desperdiçada para metade.

2. Quais os aspetos sociais e económicos do seu município que requerem ou irão requer mais resiliência?

A concretização da Estratégia Local de Habitação vai garantir uma resposta concreta às famílias mais vulneráveis, aumentando o nível de inclusão e coesão social. O investimento previsto de 12,1 milhões de euros contribuirá para a renovação do parque habitacional através da construção de novas habitações e recuperação do património identitário do Entroncamento.
O desenvolvimento em curso de novas infraestruturas rodoviárias e ferroviárias de interface irão igualmente contribuir para a competitividade do nosso território, numa aposta clara na industrialização e inovação através do aumento da área para a captação e instalação de novas empresas, o incremento da ligação do sistema tecnológico com o tecido empresarial através da criação de um centro tecnológico e de novas ofertas formativas na área tecnológica.

3. Como se transita para um município verdadeiramente digital?

Os Municípios foram, de alguma forma esquecidos neste eixo, não obstante, vamos dar continuidade ao desenvolvimento do trabalho na desmaterialização dos processos e das aprendizagens em que destaco dois programas desenvolvidos em conjunto pelos Municípios da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo que estamos a implementar: o programa de Modernização Administrativa, destinado a apoiar à transformação digital dos Municípios do Médio Tejo, e o PEDIME, programa transversal a todos os Municípios do Medio Tejo e os respetivos agrupamentos de escolas, que envolve um conjunto variado de atividades intermunicipais e municipais, nomeadamente a melhoria das estruturas digitais das escolas.

Jorge Manuel Alves de Faria (PS)

Presidente da Câmara do Entroncamento

Vereadores:

  • Ilda Maria Pinto Rodrigues Joaquim (PS)
  • Carlos Manuel Pires Rei Amaro (PS)
  • Rui Jorge Bértolo Lara Madeira Claudino (PSD)
  • Anabela Valente de Carvalho (PSD)
  • Rui Pedro Dias Gonçalves (PSD)
  • Luís José da Silva Forinho (CHEGA)

Site: www.cm-entroncamento.pt
E-mail: geral@cm-entroncamento.pt
Telefone: 249 720 400
Morada: Largo José Duarte Coelho
2330-078 Entroncamento