Voltar

Álvaro Pinto Simões homenageado com distinção máxima de Alvaiázere

Álvaro Pinto Simões homenageado com distinção máxima de Alvaiázere

No dia 13 de junho, último dia do certame e feriado municipal, ocorreu uma sessão solene, com homenagem ao notável Dr. Álvaro Clemente Pinto Simões.

Esta homenagem materializou-se na atribuição, sob proposta do Presidente João Paulo Guerreiro, da medalha de honra municipal, esta que é a distinção máxima do concelho e que apenas tinha sido atribuída por duas vezes ao longo de todos estes anos de existência do concelho.

O Presidente João Paulo Guerreiro destaca que “a homenagem ao Dr. Álvaro Clemente Pinto Simões em prol de Alvaiázere e da região, é merecida, justa e finalmente levada a cabo pelo Câmara Municipal, a fim de reconhecer um alvaiazerense e autarca que, a nível nacional, mais mandatos desempenhou e que, ao longo dos seus mandatos, construiu uma política muito próxima das pessoas, contribuindo para a construção de inúmeras infraestruturas no concelho que ainda hoje são importantes para a vida dos alvaiazerenses. Propor a atribuição da distinção mais elevada do concelho ao Dr. Álvaro Clemente Pinto Simões é assim, para além de uma satisfação pessoal enquanto Alvaiazerense, uma enorme honra enquanto Presidente de Câmara, pelo simbolismo de perpetuidade das suas ações no desenvolvimento de Alvaiázere.”

Apresenta-se uma breve biografia:
Álvaro Clemente Pinto Simões, filho de João Simões Polido, comerciante, e de Maria José Sousa Pinto, professora primária, nasceu a 8 de julho de 1944 na freguesia de Sé Nova- Coimbra.

Fez a instrução primária na escola de Maçãs de Dona Maria, tendo de seguida frequentado o Colégio Vera Cruz em Alvaiázere e o Colégio Camões em Coimbra. É Licenciado em Direito pela Universidade Clássica de Lisboa tendo feito o estágio de advocacia e exercido na Ordem dos Advogados. Foi professor na Escola Secundária Pedro Ferreira em Ferreira do Zêzere.

Foi técnico superior no Ministério dos Transportes e Comunicações. Neste mesmo Ministério exerceu o cargo de Chefe de Divisão do Gabinete de Relações de Trabalho e de Diretor de serviço em regime de substituição.

Em 1985 concorreu a Presidente da Câmara Municipal de Alvaiázere tendo sido Presidente durante 20 anos. A nível autárquico foi ainda Presidente da Assembleia Municipal de Alvaiázere durante 16 anos. Defensor acérrimo do associativismo desempenhou vários cargos nas associações locais, nomeadamente:

  • Presidente da Associação Casa do Povo de Maçãs de Dona Maria durante 34 anos;
  • Presidente da Assembleia Geral da ACREDEM – Associação Social, Cultural, Recreativa e Desportiva de Maçãs de Dona Maria;
  • Presidente da Assembleia Geral da Sociedade Filarmónica Alvaiazerense de Santa Cecília;
  • Presidente da Assembleia Geral e Vice-presidente da Direção do Grupo Desportivo de Alvaiázere;
  • Presidente da Assembleia Geral da Associação de Produtores Florestais de Alvaiázere;
  • Presidente da Assembleia Geral da Cooperativa Agrícola;
  • Pertenceu a vários cargos na Caixa Agrícola do Pinhal de Interior;
  • Diretor do Jornal “O Alvaiazerense”.

Como autarca desempenhou o cargo de Presidente de Direção:

  • ADSICO;
  • AMLEI;
  • CAT.

Autarca durante 36 anos, foi nos seus mandatos que construiu uma política muito próxima das pessoas sendo também possível construir inúmeras infraestruturas no concelho que ainda hoje são importantes para a vida dos alvaiazerenses.