Queremos um compromisso dos cidadãos com o desígnio ecológico
1. Quais são as preocupações climáticas prioritárias para o seu município?
Assumi perante os famalicenses o compromisso estratégico com as políticas ambientais, através da implementação da Agenda 21 Local e da elaboração e operacionalização da Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas, potenciando a neutralidade carbónica do território, e promovendo a economia circular. A nossa prioridade passa pela aposta na descarbonização com implantação de medidas que promovam a utilização de energias limpas tanto individual, como coletivamente. Queremos um município amigo do ambiente, com mais mancha florestal, com mais parques verdes, com infraestruturas que facilitem a utilização de meios de transporte suave. Queremos reduzir o consumo de água potável, evitando desperdícios. Queremos um compromisso dos cidadãos com o desígnio ecológico. Este é um desafio que só ganharemos se todos estivermos em sintonia.
2. Quais os aspetos sociais e económicos do seu município que requerem ou irão requer mais resiliência?
Felizmente, estamos num dos territórios mais empreendedores do país e dos que mais contribui para uma balança comercial mais favorável, fruto de um ecossistema local que tem vindo a ser potenciado tendo em vista a atração de investimento e talento. Contudo, como nos ensinou o passado muito recente, nada está seguro e determinado. A gestão do dia a dia de uma instituição, de uma empresa, de uma comunidade é um exercício de atualidade permanente em função das circunstâncias e contingências do momento que influenciam tanto o curto, como o médio e o longo prazo. Estamos a planificar Famalicão como um concelho que oferece oportunidades a todos, com acesso aos serviços básicos, à energia, à habitação, aos transportes, entre outros.
3. Como se transita para um município verdadeiramente digital?
Temos vindo a apostar fortemente na criação de uma verdadeira Smart City dentro do nosso projeto B-Smart Famalicão. A capacidade que teremos de conhecer melhor o território ajudar-nos-á a desenvolver melhores políticas municipais. Para isso é importante a participação e o envolvimento de todos no processo de gestão de um território e é importante criar ferramentas para esse exercício, como o fizemos com a aplicação Famalicão Your Place. Com a implementação da nossa cidade inteligente iremos criar condições para que a qualidade de vida em Famalicão seja monitorizada em tempo real e isso ajudar-nos-á a lançar para o terreno ferramentas mais eficientes para a redução da nossa pegada ecológica que originará mais qualidade de vida para as futuras gerações mas também para a geração atual.