Voltar

Alvaiázere traça metodologia participativa e colaborativa

O valor e importância da Agenda Estratégica 2035 depende da quantidade e qualidade das propostas, sugestões e ideias que cada um queira dar para o futuro de todos.

O Município de Alvaiázere assumiu o desafio de planear a sua Agenda Estratégica 2035, como boa prática de gestão municipal para o reforço da competitividade e melhoramento da qualidade de vida, do desenvolvimento económico e o respeito pelos valores culturais e ambientais do concelho, de acordo com as diretrizes aconselhadas pela Comissão Europeia para a administração dos territórios e comunidades.

Nesta Agenda Estratégica 2035 estão presentes as principais prioridades para o concelho nos próximos anos, assumindo um compromisso de implementação de políticas de proximidade no âmbito da promoção da igualdade e esperando gerar mudança em diferentes domínios com a operacionalização das ações programadas.

Optou-se por uma metodologia participativa e colaborativa que procura envolver as instituições, associações, empresas do Concelho, bem como todos os munícipes que pretendam dar o seu contributo, através de várias iniciativas que foram criadas para ouvir e registar as ideias, preocupações, propostas e sugestões de todos os envolvidos.

Assim, foi feito um inquérito em forma de papel que foi distribuído com o n.º 3 da newsletter mensal, mas também foi disponibilizado através do site do Município. Será realizado um conjunto de reuniões de focus group para os diversos setores do nosso concelho, tendo já sido ouvidos os presidentes de Junta de Freguesia e a população de Almoster. No próximo dia 26 de abril, será a vez do Presidente João Paulo Guerreiro seguir a sua postura de proximidade e deslocar-se a Pelmá, ouvindo todos os pelmanenses.

O valor e importância da Agenda Estratégica 2035 depende da quantidade e qualidade das propostas, sugestões e ideias que cada um queira dar para o futuro de todos. Para o Presidente da Câmara, “este é um processo que exige que todos coloquem os interesses do Concelho acima dos seus próprios interesses, sejam eles políticos ou económicos. Como costuma dizer-se, todos somos poucos para fazer bem o que se espera e deseja que seja feito.”

O Presidente da Câmara Municipal apela a todos os alvaiazerenses para que participem nestas sessões e que respondam aos inquéritos distribuídos por todo o concelho e que podem ser entregues de forma anónima nas Juntas de Freguesia ou na Câmara Municipal, em espaços criados para este efeito, pois é objetivo que esta Agenda Estratégica 2035 reflita o pensamento de todos os alvaiazerenses.