Voltar

Nos últimos três anos, o Grupo quintuplicou a produção de energia solar

Com a sustentabilidade a definir-se como um pilar essencial do modelo de negócio do Grupo Bel, o foco das medidas está na transição energética, dentro e fora de portas.

1. Que passos têm sido dados no campo da mobilidade sustentável?

O Grupo Bel tem, desde há muito, uma grande preocupação com a mobilidade sustentável. Fomos uma empresa pioneira na eletrificação da frota automóvel. Começámos há 10 anos e hoje contamos com 80 viaturas 100%, que nos permitem uma poupança superior a cinco toneladas de emissões de CO2. Em paralelo, instalámos cerca de 50 carregadores elétricos nas empresas do Grupo. Fomos subscritores do Pacto de Mobilidade Empresarial para a Cidade de Lisboa, em 2020, tendo cumprido todas as metas previstas para a mobilidade sustentável. O Grupo Bel está também a renovar a frota das suas empresas de distribuição e logística com a aquisição de novas viaturas comerciais elétricas, com maior autonomia e eficiência.

2. Como se está a efetivar a transição energética?

As medidas mais emblemáticas têm sido a eletrificação da frota automóvel e o recurso a energias renováveis para alimentação dos nossos edifícios e carregadores automóveis. Nos últimos três anos, o Grupo quintuplicou a produção de energia solar e, em 2023, irá alargar o âmbito do estudo relativo ao cálculo da pegada de carbono, com vista ao estabelecimento de metas mais ambiciosas. Para além destas medidas, o Grupo tem vindo a realizar investimentos constantes para tornar os edifícios mais eficientes em termos energéticos.

Dica verde

Devemos ser conscientes na utilização dos recursos e orientar as nossas preferências por produtos e empresas que sejam social e ambientalmente mais responsáveis.

Raquel Santos

Head of Sustainability, Grupo BEL